E agora? Só faltam 15 dias para 1ª fase do Exame Unificado da OAB XII


Amigos e Amigas,



O Exame Unificado da OAB XII – Banca FGV acontecerá em 15 de dezembro de 2013, às 13h (horário de Brasília) e muitos de vocês devem estar pensando e agora? o que devo fazer?

Bom, a primeira coisa a se fazer é manter a calma, pois se você se dedicou e acumulou conhecimento durante o período que antecede a prova sabe se está preparado ou não para enfrentar as 80 (oitenta) questões de múltipla escolha que abrangem as disciplinas integrantes do currículo mínimo do curso de direito (Direitos Humanos, Código do Consumidor, Estatuto da Criança e do Adolescente, Direito Ambiental, Direito Internacional e Filosofia do Direito), além do Estatuto da Advocacia e da OAB e seu Regulamento Geral, Código de Ética e Disciplina da OAB. 


Porém, vale lembrar que o candidato para ser aprovado só precisa de 50% (cinquenta por cento) de acerto, ou seja, ele precisa marcar apenas 40 (quarenta) “Xis” corretamente e com isso fazer os então sonhados 40(quarenta) pontos.


O melhor disso tudo é que o candidato poderá errar 50% (cinquenta por cento) da prova que equivale a 40(quarenta) questões. Claro que o examinando não precisa seguir a risca a fórmula acima, ela deve apenas servir de incentivo visando uma reflexão sobre suas reais possibilidades de lograr êxito na prova.     


O Advogado e Professor de Cursos Preparatórios para OAB (1ª e 2ª fase) Dr. Allan Batista deixa as seguintes dicas: “Como são apenas 15 (quinze) dias para revisar as matérias, os examinandos deverão escolher matérias(resumos) que tenham afinidade e maior rendimento final, com conteúdos pequenos e médios para facilitar a leitura, bem como aquelas matérias que tem maior índice na prova, por exemplo: Ética Profissional (12,50% da prova), Direito Constitucional (8,75%), Direito Administrativo (7,50%) Direito e Processo do Trabalho e/ou Direito e Processo Penal (13,75%), Direito Tributário (5%), Direito Empresarial (6,25%)...entre outras. Importante lembrar, que o aluno precisa escolher matérias que tenha afinidade, e deve organizar o tempo “disponível” para os estudos, tendo em vista que a 1ª fase é dia 15 de dezembro de 2013 e o tempo vale ouro. O EX.OAB XII tem um fator favorável que é a REPESCAGEM na 2ª fase, e garante aquele que lograr êxito na primeira fase e reprovar na segunda, o benefício de refazê-la no exame seguinte. Tal dispositivo é ponto positivo e vitória aos bacharéis em direito, que não precisam mais retornar ao marco inicial dos estudos e dispensar tempo, investimentos ($) com cursinhos de 1ª fase, sem contar o abalo emocional (estresse). 

Nesse prisma, cabe salientar que o estado emocional e físico no dia da prova é fator muito importante no desempenho final. Por isso, o candidato deve no dia anterior à prova dormir bem, se alimentar de comidas leves, e ainda, fazer algo que o deixe relaxado e lembre-se nada de bebidas alcoólicas! Por fim, desejo a todos bons estudos e boa sorte rumo a aprovação!!!” 

O blog.aprovação na OAB para facilitar a consulta dos nossos  amigos(as) disponibiliza abaixo o link do edital do EXOAB XII.






Boa sorte e abraços.

IMPORTANTE: Incluir nos Estudos para o Exame XII a leitura das Súmulas do TST

Caros amigos e amigas,


Importante incluir nos estudos de reta final para o Exame OAB XII, a leitura de Súmulas da Jurisprudência Uniforme do TST, haja vista que a Banca FGV está cobrando em questões de Primeira e Segunda Fase. Assim, para facilitar os estudos o Blog Aprovação na OAB disponibiliza abaixo o link do Sítio do Tribunal.


Veja: Súmulas do TST

Bons Estudos!

Abraços!



VEJA O ÍNDICE DE APROVAÇÃO NOS EXAMES UNIFICADOS DA OAB - BANCA FGV


         Amigos e amigas, 
        
        Segue abaixo o índice de aprovação nos últimos Exames da OAB - Banca FGV.

veja abaixo as últimas provas:



Bons estudos!!!!!
Abraços!



Disciplina de ética na 1ª fase representa 12,5% do Exame da OAB, aponta levantamento

Ética profissional é a disciplina que ocupa maior espaço no Exame de Ordem Unificado da OAB (Ordem dos Advogados do Brasil) e é a mais recorrente desde a unificação da prova, em 2010. Segundo levantamento realizado pela Consilia Cursos, especializada em cursos jurídicos preparatórios, a matéria representa 12,5% do Exame. 
Em segundo lugar, empatam as disciplinas de direito constitucional e civil, com 8,75% cada.
As informações foram organizadas pelos professores da instituição com base em todas as provas anteriores do Exame Unificado da OAB.
Confira a seguir a relação de todas disciplinas: 
  • Ética – 12,5%
  • Direito Constitucional – 8,75%
  • Direito Civil – 8,75%
  • Processo Civil – 7,5%
  • Direito Penal – 7,5%
  • Direito do Trabalho – 7,5%
  • Direito Administrativo – 7,5%
  • Processo Penal – 6,25%
  • Processo do Trabalho – 6,25%
  • Direito Empresarial  – 6,25%
  • Direito Tributário – 5%
  • Direitos Humanos – 3,75% 
  • Direito Internacional – 2,5%
  • Filosofia do Direito – 2,5%
  • Estatuto da criança e do adolescente – 2,5%
  • Direito do Consumidor – 2,5%
  • Direito Ambiental – 2,5%

Como estudar na reta final

Professores de cursinhos preparatórios sugerem que os estudantes priorizem as matérias com maior incidência no exame. "Ele [candidato] deve priorizar o estudo das disciplinas com menos conteúdo e maior incidência na prova", aconselha Darlan Barroso, diretor pedagógico do Complexo Educacional Damásio de Jesus.
O coordenador de cursos para a OAB da rede LFG, João Aguirre, concorda que os estudos devem ser voltados às disciplinas com maior peso no Exame. O que não quer dizer deixar as demais de lado. "O segredo é dividir bem os estudos."

DICAS DE ESTUDO PARA O EXAME

Ler e reler a legislação e ficar atento às mudanças
Dedique-se mais às disciplinas com maior peso na prova, como ética e direito civil, por exemplo
Refazer simulados e provas anteriores. Nesses exercícios, fique atento ao tempo para saber gerencia-lo na hora da prova
Reler coleções resumidas. Na reta final não adianta reler livros imensos. Aproveite os esquemas de resumos de informações
Escolha um lugar tranquilo para estudar. De preferência, não em casa


12º Exame

A primeira fase, que é objetiva e tem 80 questões, será realizada em 15 de dezembro. A segunda fase, composta por um teste prático-profissional, será no dia 9 de fevereiro de 2014.
Os locais de realização da prova da primeira fase serão divulgados em 9 de dezembro de 2013.
O Exame de Ordem pode ser prestado por bacharel em direito, ainda que pendente apenas a sua colação de grau, formado em instituição regularmente credenciada. Também poderão realizá-lo os estudantes do último ano do curso de graduação em direito ou do nono e décimo semestres do mesmo curso.
fonte: UOL

ATENÇÃO: SAIU O RESULTADO FINAL DO EXAME XI, APÓS ABERTURA DE PRAZO RECURSAL PARA ÁREA DE DIREITO CIVIL

Caros amigos e amigas,


A OAB e FGV divulgam resultado final dos aprovados no Exame XI, após abertura de prazo recursal para área de direito civil consulte abaixo os links e boa sorte!




É importante lembrar que esses candidatos tiveram suas inscrições efetuadas automaticamente no XII Exame, os que não obtiveram êxito devem baixar o boleto no site da FGV e efetuar o pagamento até esta sexta-feira (29) para efetivação da inscrição. 

fontes: FGV e OAB

AMANHÃ (28/11) SAI O RESULTADO APÓS ANÁLISE DOS RECURSOS DO NOVO PADRÃO DE RESPOSTA - EXAME XI


fonte: FGV

CINCO DICAS PARA ESTUDAR MELHOR EM MENOS TEMPO

hábito de estudar é, sem dúvida, uma coisa complicada de se desenvolver. No entanto, se bem realizado pode ajudar você a adquirir mais conhecimento e contribuir para a sua formação.


Quando se trata de estudar – especialmente longe do colégio – a principal reclamação dos estudantes é o tempo. Os alunos acreditam que é necessário dedicar muito tempo aos estudos e afirmam que não têm essa disponibilidade. Porém, é possível estudar de maneira efetiva cumprindo um tempo curto.

Se você estudar da maneira correta, revisar mais materiais em menos tempo não irá prejudicar a qualidade do processo. Mas não se trata de estudar correndo, simplesmente “passando os olhos pelo conteúdo”. Estudar em menos tempo significa aperfeiçoar ao máximo as condições de estudo, para que cada segundo seja aproveitado. Veja dicas para conseguir estudar melhor em menos tempo:


Como estudar melhor em menos tempo: 1. Durma bem

Por mais repetitivo que pareça, a qualidade do sono é fundamental para a saúde da sua mente. Tenha no mínimo sete horas de sono; isso permite que seu cérebro seja ativado e renda o máximo possível, o que evita as distrações enquanto você estuda.


Como estudar melhor em menos tempo: 2. Planeje as sessões de estudo

Para que você tenha um bom rendimento em menos tempo, é necessário planejar detalhadamente cada uma das suas sessões de estudo. Leve em conta que longos períodos de estudo não irão ajudá-lo a absorver melhor o conteúdo e crie esquemas de estudos que durem no máximo 45 minutos seguidos. Descanse por 10 minutos e depois volte a estudar novamente.


Como estudar melhor em menos tempo: 3. Melhore as suas anotações

Para gastar menos tempo nos estudos sem que a qualidade do processo seja prejudicada você vai precisar de anotações claras, concisas e objetivas. Se você tomou notas durante a aula, passe-as a limpo antes de começar a estudar. Se o que você precisa estudar é um livro, leve o seu tempo para extrair as ideias-chave e fazer um resumo, se necessário. Isso pode te custar tempo durante o processo, mas sem dúvida vai diminuir suas horas de estudos.


Como estudar melhor em menos tempo: 4. Compreenda e não memorize

A premissa de aprender não é simplesmente memorizar; você precisa entender os conteúdos. Se você compreende o que está estudando as ideias se mantém no seu cérebro por muito mais tempo. Isso é possível estudando de uma maneira dinâmica, em voz alta ou traduzindo as ideias para uma situação real.


Como estudar melhor em menos tempo: 5. Desenvolva sua concentração

Sem concentrar-se será impossível estudar de maneira rápida, portanto, é necessário evitar todo e qualquer tipo de distração. Comece por objetos que chamam a sua atenção mais do que o estudo, como computadores, televisão, livros, celulares, etc. Além disso, procure evitar as distrações mentais. Uma boa técnica, além de deixar a mente descansada, é esvaziá-la antes dos estudos com uma meditação rápida, de 10 minutos.

 Autor: Universia Brasil

ATENÇÃO: SITES DISPONIBILIZAM QUESTÕES DOS ÚLTIMOS EXAMES DA OAB PARA ESTUDO ON LINE


Caros amigos e amigas.



A prova objetiva do EXOAB XII será realizada no dia 15 de dezembro de 2013, pensando nisso o Blog Aprovação na OAB realizou uma pesquisa de sites que disponibilizam "on line" questões dos últimos exames da banca OAB/FGV. Assim, ante a importância da resoluções de questões de exames anteriores, e visando facilitar os estudos rumo a aprovação, segue abaixo alguns endereços.




clique:

                                                                   



veja também:


* Aplicativo gratuito para celular e tablet com questões do EXOAB - banca FGV 

Nota: Aqui você encontrará mais de 750 questões de provas anteriores aplicadas pela FGV. Você ainda poderá saber o seu desempenho conforme for respondendo as questões e, ao término da prova, verá o resultado final

* Exames anteriores: 


Bons Estudos!!!
Abraços.

ATENÇÃO: TERMINA HOJE (26/11) O PRAZO PARA PAGAMENTO DA INSCRIÇÃO DO EXAME OAB XII

Caros amigos e amigas,

Termina hoje (26/11) o prazo para pagamento da inscrição para o EX.OAB XII. Cabe lembrar, que faltam 19 (dezenove) dias para a realização da Primeira Fase (prova objetiva) do Exame que acontecerá no dia 15/12/2013, assim não percam o foco dos estudos rumo a aprovação! Abraços e boa sorte!

















link para reimpressão do boleto:
FGV/OAB - Reimpressão do boleto

CANDIDATOS QUE FIZERAM CIVIL NO EXAME XI TERÃO O PRAZO DEVOLVIDO

A FGV publica comunicado esclarecendo sobre os prazos recursais dos candidatos que fizeram segunda fase do EXOAB XI em CIVIL, os quais terão o prazo devolvido conforme segue:  


fonte: FGV

SAIU EDITAL DO EXAME XII DA OAB JÁ COM A REPESCAGEM

Atenção amigos e amigas,

O edital do ExOAB XII, acabou de sair veja:

EDITAL

Importante: anotem as datas e fiquem atentos aos prazos.

Abraços


OAB Nacional publica novo provimento com mudanças no Exame de Ordem

Brasília - O Conselho Federal da Ordem dos Advogados do Brasil (OAB) publica hoje (01) no Diário Oficial da União (DOU), na Seção 1, o Provimento número 156/2013, que traz uma série de alterações com relação ao Exame de Ordem, já válidas para a próxima edição do Exame, cujo edital será publicado no dia 04 de novembro.
Entre as principais alterações está a possibilidade dos estudantes de Direito dos últimos dois semestres ou do último ano do curso prestarem o Exame. Passam a ser públicos os nomes daqueles que integram as Bancas Examinadora e Recursal designadas, bem como os dos coordenadores da pessoa jurídica contratada, mediante forma de divulgação definida pela Coordenação Nacional do Exame de Ordem.
É instituída, ainda, ao examinando que não lograr aprovação na prova prático-profissional, a possibilidade de computar o resultado obtido na prova objetiva apenas quando se submeter ao Exame de Ordem imediatamente subsequente. O valor da taxa devida, em tal hipótese, será definido em edital, atendendo a essa peculiaridade.
O conteúdo das provas do Exame de Ordem contemplará as disciplinas do Eixo de Formação Profissional, de Direitos Humanos, do Estatuto da Advocacia e da OAB e seu Regulamento Geral e do Código de Ética e Disciplina, podendo contemplar disciplinas do Eixo de Formação Fundamental.
A prova objetiva conterá, no mínimo, 15% (quinze por cento) de questões versando sobre Estatuto da Advocacia e seu Regulamento Geral, Código de Ética e Disciplina, Filosofia do Direito e Direitos Humanos.
Clique aqui para ler a íntegra do provimento.
FONTE: OAB

EXAME XI - ABERTO PRAZO RECURSAL

Amigos e amigas,

Esta aberto o prazo para recursal, das 12h00 de hoje (01/11) às 12h00 do dia 04/11 (segunda-feira), seguindo o horário oficial de Brasília/DF, os candidatos reprovados, caso queiram, deverão apresentar seus recursos.




CONFIRA: http://aprovacaonaoab.blogspot.com.br/2013/10/fgvoab-publicam-resultado-preliminar-da.html

FGV/OAB - PUBLICOU COMUNICADO INFORMANDO QUE HAVERÁ A RECORREÇÃO DA PROVA DE CIVIL

Caros,


A FGV publicou um comunicado informando que irá recorrigir as provas dos candidatos reprovados na 2ª fase de Direito Civil conforme segue.